Dicas para trabalhar o Dia do Soldado

07 Ago de 2012
Olá pessoal do blog!!!
Vim aqui no blog para postar mais um post para o Especial Dia do Soldado.
Tem várias dicas para trabalhar a data na educação infantil e facilitar suas aulas, deixando-as cheias de criatividade! Vamos ver?

1 – Vamos marchar! Ouça diversas marchar militares. Aproveite para explorar livremente o espaço criando movimentos. Acompanhar o ritmo batendo palmas em diferentes partes do corpo.

2 – Recicle – Expressar-se livremente com bastões (idéia de reciclagem: faça bastões com tubos de papelão) da seguinte forma: batendo no chão com a ponta, segurando com as duas mãos, fazendo-os rodar, batendo com um colega como uma espada… Marchar em fila de três ou quatro crianças pela sala ajustando o passo à música (veja músicas para download AQUI). Aproveite para trabalhar lateralidade (direita e esquerda) sempre começando com o mesmo pé (ajude-os!)
3 – Marchas Patrióticas – A dica é revalorizar as marchar patrióticas com criatividade com seus alunos, fazendo uma leitura de suas letras e interpretando o sentido das mesmas nas suas aulas. Aproveite para discutir nosso comportamento em relação aos símbolos pátrios.
4 – Pesquisa – Excelente recurso pedagógico! Solicite aos pais que ajude seus filhos a pesquisar sobre diferentes temas vinculados aos soldados brasileiros como: sua história, funções, onde estudam, transportes, onde trabalham…
Não se esqueça de preparar painéis, vídeos, fotos, recortes entre outros para expor em sala de aula.
5 – Galeria de Arte – Na galeria os alunos podem exibir: os sinais de trânsito, meios de transporte utilizados pelos soldados, maquete entre outras idéias. Montada a galeria, convite a família pra apreciar.
6 – Um encontro! Toda experiência vivida deixa marcas… Convide um amigo soldado para visitar a escola e preste homenagem com seus alunos com uma canção, teatro, dança ou poesia.
Ou use a criatividade e faça mensagens previamente guardadas em canudos de papelão camuflados ou faça outra lembrancinha (Veja idéias AQUI e AQUI). Que tal levar os alunos para conhecer um quartel?
7 – Desfile – Música sempre nos marca e nos ensina. Organize um lindo desfile com músicas de caminhada caracterizando seus alunos com uniformes de soldados (Veja idéia AQUI), confeccionados com sucata e reciclagem.
8 – Regrinhas – Esta é uma data ótima para trabalhar regrinhas de convivência que favoreça, o respeito entre as crianças com por exemplo, não gritar, não jogar lixo no chão e etc.
Os alunos poderão desenhar as regrinhas e expor na escola.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*