Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


terça-feira, 28 de outubro de 2014

0 blogger

07 Dicas para trabalhar Consciência negra

Curta no facebook | Siga no twitter

Várias dicas e sugestões para trabalhar com turma da Educação Infantil sobre o tema Consciência Negra. Confira abaixo nossas sugestões!

Eu vim postar algumas dicas pra trabalhar o tema Consciência negra em sala de aula. Lendo o Nova Escola, me deparei com algumas sugestões que vão te auxiliar na preparação de suas aulas.
Como trabalhar consciência negra com Educação infantil
As dicas são da professora Elaine Cassan, que faz as seguintes recomendações:
  1. Comece com uma brincadeira sutil: deixar as crianças experimentarem o toque, nos cabelos umas das outras, para perceber que nem todo mundo é igual. Aproveite para trabalhar o livro O cabelo de Lelê e As tranças de Bintou.
  2. Em seguida, ajude-as a representar essas sensações em bonecos de massinha. Tanto o toque como a massa de modelar têm o objetivo de experimentar um contato prazeroso com o outro.
  3. Dê continuidade ao trabalho com a produção de um "álbum da diversidade", com desenhos e colagens de fotos e gravuras com pessoas de todos os jeitos e gêneros.
  4. Peça aos pais para ajudar, resgatando fotografias de antepassados para que as crianças possam fazer uma árvore genealógica, descobrindo sua identidade familiar. Tudo para valorizar a individualidade e a história de cada um.
  5. Acrescente contos, histórias, músicas (veja Siyahamba, Obwisana e Askari, musiquinhas de origem africana aqui no blog) e filmes, para a garotada conhecer histórias de origem africana.
  6. Mobilize os pais para mandarem retalhos para a produção de panôs (artesanato de origem africana em que vários retalhos, de diferentes tamanhos e cores, são reunidos para representar a diversidade). 
  7. Outra idéia seria trabalhar o livro A bonequinha preta e fazer bonecas de pano pretas e brancas.
Beijos e boas aulas a todos!

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
0 Comentários

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados