Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

1 blogger

Como usar fantoches no período de adaptação

Curta no facebook | Siga no twitter

Olá pessoal!!!

Sentir medo em situações novas faz parte da natureza humana e cabe a todos na creche ou escola saber como lidar com essa realidade para evitar dificuldades no futuro. E vocês não imaginam como um fantoche ajuda nesta difícil tarefa, vejam o exemplo!

Uma professora da Escola de Educação Infantil Girassol, em Piracicaba, no interior de São Paulo, desenvolveu durante uma semana um projeto com sua turma de 3 anos para tranquilizar as crianças em relação a seus medos. Antes de iniciar o trabalho, ela pediu que cada uma trouxesse de casa um par de meias velhas na cor branca para confeccionar um fantoche. No primeiro dia, outra professora, também contadora de histórias, narrou um livro sobre o medo utilizando um boneco. Em seguida, os pequenos fizeram os fantoches com a ajuda dos adultos.

Na hora de caracterizá-los, o desafio era representar os temores. Todos fizeram isso pintando a cara do boneco, amarrando os cabelos e vestindo roupas nele - tudo com materiais simples e baratos, como estopa, canetas hidrocor e retalhos de tecido. "A utilização de um material concreto e pessoal - a meia, no caso - para expressar os temores ajudou as crianças a pensar sobre o que elas estavam sentindo", lembra a diretora, Iraídes Varela.

Nesse mesmo dia, a professora pediu que cada criança usasse o fantoche para falar sobre os próprios medos. "Depois de exteriorizar seus sentimentos, notamos que todos passaram a se sentir mais tranquilos. Os receios diminuíram e a turma percebeu que o 'fantasma' não era tão feio quanto parecia", diz a diretora. Na semana seguinte, a missão da meninada foi confeccionar, com a segunda meia, um boneco semelhante ao primeiro para presentear um amigo. "Essa foi a forma que encontramos para que as crianças pudessem compartilhar a experiência assimilada", finaliza Iraídes.

VEJA TAMBÉM

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
1 Comentários

1 Recados:

keli disse...

simplesmente incrivel tudo oq vc faz....estou começando agora com uma turma de berçario...eu estava super nervosa sem saber onde procurar auxilio...e eis q te encontrei...agora vc vai ser minha companheira todos osdias.....muuuuuito obrigada por existir....

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados