Jogos e brincadeiras do Japão

27 Mai de 2008
JOGOS E BRINCADEIRAS
O Japão é um país extremamente rico quando se trata de jogos ou brincadeiras infantis. Vejamos algumas delas:
BEIGOMA – Esse jogo, praticado em sua maioria por meninos, consiste numa batalha entre dois ou mais piões. Vence o pião que permanecer girando por mais tempo.
OTEDAMA – Os otedama são saquinhos coloridos feitos com pedaços de pano velho enchidos, geralmente, com feijão azuki. São, em sua maioria, redondos e pequenos o suficiente para caber na palma da mão. Alguns possuem também pequenos sinos. Com os otedama, podem-se criar inúmeros jogos. No mais comum, o jogador lança o saquinho no ar com uma mão, pega-o com a outra e então passa-o depressa para a mão lançadora. Esse jogo é denominado nage-dama. Em outro jogo comum com os otedama, o jogador deve lançar o otedama para cima e, enquanto o saquinho está no ar, deve tentar fazer vários tipos de movimentos com os outros saquinhos. À medida que o jogo avança, a dificuldade e a complexibilidade dos movimentos também aumentam.
DARUMA-SAN GA KORONDA – Jogos sem a utilização de brinquedos, que em muito se assemelham ao popular brasileiro “pega-pega”ou “esconde-esconde”. Aproxima- se ao máximo do “pegador”, sem ser percebido por este, enquanto ele fala “Daruma-san ga koronda” (literalmente “O boneco daruma tropeçou”).
HANAICHIMONNE – canta uma cantiga enquanto se brinca, semelhante em alguns aspectos à “ciranda” brasileira.
Piões, cordas, pernas-de-pau, exposições de bonecas hinas, brincadeiras de preparar comidas típicas como assar o moti (bolinho de arroz) também fazem parte do cotidiano escolar.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*