Origami

27 Mai de 2008
ORIGAMI
Origami é , de forma simples, a arte de dobradura de papel. É uma arte milenar japonesa cujo nome de origem orikami, significa dobrar papel:

ori = drobrar
kami = papel

Transmitida de geração em geração entre os japoneses, desenvolveu-se de forma cativante. Mas, hoje esta muito longe de ser uma arte exclusiva ou principalmente japonesa. Há adeptos em todo o mundo , e inclusive dobraduras tradicionais do ocidente. O Origami tem suas regras: folha de papel quadrada , sem cortes. Mas não são regras absolutas e há inumeras dobraduras fora deste esquema, mas trazem simplicidade e desafio à criação de modelos.

O Origami desenpenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade. O origami não tem registro de quem o inventou, mas sabe-se que foi criado na China a mais de 1.800 anos atrás.

A partir do século XI (seis) os Budistas Chineses foram para o Japão e começaram a fazer papel e dobraduras. Essas figuras ganharam o nome de Origami (eram usadas em cerimônias religiosas), que vem de duas palavras em Japonês Oru-Dobrar Kami-Papel. Alguns Origamis são simbólicos como a tartaruga que é a vida longa, e o grou que é a felicidade. O livro mais antigo de Origami tem o nome de Senbazuru Orikata – Como dobrar mil garças. Foi publicado no Japão em 1797.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*