Sakê

15 Mai de 2008

Sake
Saquê ou sakê ou nihonshu é uma tradicional bebida alcoólica japonesa, basicamente feita de grãos de arroz e água. O teor alcoólico do sake, que pode ser bebido gelado ou quente, varia entre 15% e 20%. Há duas variedades de sake refinado: karakuchizake (sake seco) e o amakuchizake (sake doce).

A Lenda
Diz a lenda que a fermentação da bebida foi descoberta por acaso: “Certo dia, um cidadão desleixado esqueceu de tampar um tacho de arroz que cozinhara e o arroz acabou mofando. Como ele era realmente desleixado, também se esqueceu de jogá lo fora e só depois de alguns dias notou que havia ocorrido uma fermentação: o arroz transformara-se em uma deliciosa iguaria, na verdade mais pastosa do que líquida. Da total falta de cuidado do cidadão, criou se um método de fermentação e os produtores descobriram que o fungo que mofara o arroz era o responsável pela transformação do amido em glicose e fermento. Logo, o fungo ganhou nome kamutachi e não demorou muito para que os produtores divulgassem que a bebida era produzida pelos deuses. ”

Artigos Relacionados

7 Comentários

    Anônimo 17 de maio de 2008 às 14:02

    olá gosto de tudo neste blog gostaria muito de receber um projeto de festa junina desde ja agradeço

    natalina 23 de maio de 2008 às 18:45

    ola sou professora de pre escola gostaria de um projeto com receita culinaria to pensando na salada de frutas tenho o livro dia a dia do professor que há nele um projetinho neste sentido muito bom mas se vc tiver algo no vo me mande por favor ..ah seu blog é show

    Anônimo 28 de maio de 2008 às 22:28

    OI sou Valéria,professora de educação infantil amo seu blog dele tenho tirado muito proveito para meus pequeninos continue assim bjks!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ana valéria 31 de maio de 2008 às 01:21

    sou Ana Valéria sou professora e coordenadora de turmas de educação infantil, suas atividades e sugestões são ótimas.
    Já estou aproveitando e vou tentar enviar as fotos da nossa festinha junina.
    bjs amiga!

    Anônimo 16 de junho de 2008 às 15:11

    Simplesmente amei. Parabéns. Você me tirou de um sufoco danado. Abraços.

    Anônimo 10 de julho de 2008 às 00:30

    Que legal, trabalho c/ Educação Infantil e 1 ª série , tem muitas sugestões , que podemos trocar. Descobri hoje seu blog, ameiii

    Beijuus

    Maristela Aparecida Petters Joinville SC

    Pró Concinha 15 de julho de 2008 às 02:14

    Gente!Que coisa boa é essa aqui nesse site? Adorei!Sou professora infantil e diretora de uma escolinha recentemente aberta,serei visitante constante,obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*
*