Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

3 blogger

10 Dicas para Adaptação Escolar

Faça um Curso Pedagógico | Curta no facebook | Siga no twitter

Oi gente!

As aulas já vem aí!!! Ainda sobre o assunto Adaptação Escolar, que é bem complexo, estamos postando aqui no blog mais 10 dicas imperdíveis que muito vão te ajudar. Tome nota!
1) Receba bem os pais dos alunos - Professores costumam contar que, no inicio do ano letivo, alguns pais ficam mais ansiosos que seus filhos, o que acaba prejudicando o processo de adaptação e socialização. Este comportamento dos pais é mais que natural, portanto, não encare como desconfiança ao seu trabalho. É importante se colocar no lugar dos pais das crianças e procurar compreender suas inseguranças e ir conversando até que a relação esteja completamente estabelecida. Trabalhar em conjunto com a coordenação da escola também é muito importante, esta deve oferecer um suporte adequado.
2) Recepcione bem os seus alunosJá dizia o velho ditado que a primeira impressão é a que fica!!! Receba os seus alunos com empolgação, entusiasmo e carinho. Procure dar preferência aos pequenos, receba-os fora da sua sala de aula, no portão de entrada ou em alguma área livre. Apresente-se com educação e converse um pouco com cada um deles, fazendo sempre comentários otimistas e animados a respeito deles. Que tal convidar os pais para irem até a sala nesse primeiro dia de aula??? Os filhos se sentirão mais seguros!!! Outra coisa importantíssima é estar com todos os nomes dos seus alunos na ponta da língua. "Olá, Fulano? Seja bem-vindo". Com esse simples gesto, a criança se sentirá automaticamente mais próxima de você. É de suma importância que você reconheça qual aluno é novo na sua turma e já ir apresentando-o ao grupo pelo nome: "Olha só quem está aqui, pessoal. Conte pra gente, fulano, onde você estudava antes". Esta simples sugestão irá ajudar a sensibilizar os alunos antigos para receberem os novos.
3) Esteja bem com você - Uma coisa muito importante: para conquistar a confiança dos alunos e dos pais nesse início de ano, é imprescindível que você se sinta tranquilo, realizado, seguro e feliz. O professor precisa demonstrar equilíbrio emocional e estar sempre com um sorriso no rosto. É de suma importância mostrar que você está preparado para receber seus queridos alunos.
4) Recicle seu conhecimento - Esteja preparado!!! Estude, pesquise, faça cursos (conheça nossos Cursos Pedagógicos aqui)... Enfim, prepare-se profissionalmente para o início do ano letivo, isto é importantíssimo! Conhecimento aqui é sinônimo de segurança, e segurança é a chave para conquistar os alunos e os pais. Importante: Suas primeiras aulas (bem como as demais) devem ser aulas atraentes, com atividades que envolvam todos os alunos. Mude rapidamente de uma atividade para outra, evitando que as crianças fiquem entediadas. O ideal é que a escola prepare um treinamento antes de as aulas terem início, para todos os professores. 
5) Prepare bem o ambiente - É muito importante que seus alunos se sintam bem em sua sala de aula. Ali é o lugar onde ela passará várias horas do seu dia a dia, durante muito tempo. O primeiro contato com esse ambiente precisa ser bem-sucedido, portanto, cuide para que ele esteja bem cuidado, limpo e com tudo conservado. Cores, música e organização são bem vindas. Capriche na decoração da sua sala de aula!!! 
6) Monitore os novos alunos - Haverá muitas situações no início de ano letivo. Em algumas escolas, os professores acompanham suas turmas na série seguinte; em outras, recebem turmas inteiramente mudadas. Você certamente terá de lidar com algum aluno novo na sala e isto exigirá atenção redobrada! Monitore esse aluno e saiba tudo sobre ele. "Como foi hoje?", "Está precisando de alguma coisa?". Se ele estiver com dificuldades para se adaptar, você deve acolhê-lo de fato. "Tem que legitimar os sentimentos do aluno: 'eu te entendo', 'também passei por isso quando entrei na escola, não é fácil".
7) Eleja um aluno-mentor - Importante: um aluno-mentor irá te ajudar na adaptação dos outros novos alunos. Esse aluno precisa estar na escola há um tempo, conhecer as dependências, os funcionários e acompanhar a criança recém-chegada pelos primeiros dias, ajudando-a a se inserir nos grupos e a compreender a rotina da escola, recreio, cantina etc. Cuidado!!! Muitos vão querer exercer essa função, por isto faça uma votação na sala para escolhê-lo. E, continue de olho, sempre monitorando o desenrolar desse combinado.
8) Não tenha pressa - Cada aluno seu irá lidar com as questões novas de um jeito diferente. Tudo depende de quanto eles estão preparados, da vivência deles em casa, da Educação Infantil, do colégio anterior, etc. Alguns alunos podem se acostumar rapidamente com a mudança no volume de livros ou no número de disciplinas. Outros vão precisar de um tempo maior para se adaptar. Inicie o ano colocando a rotina em pauta. "Hoje nosso dia vai ser assim". Repita esse aviso todos os dias, isto ajudará a conter a ansiedade de todos. 
9) Convoque os pais para uma reunião - Os pais podem se sentir ansiosos com o início das aulas. Por isto o ideal é que eles sejam chamados para uma reunião com os professores e a coordenação. Nessa reunião, fale sobre a proposta pedagógica, como vai ser o primeiro dia de aula e, com os pais de alunos novos, explique sobre como a escola funciona.
10) Agende um atendimento para as novas famílias - Depois que começar as aulas, chame os pais dos alunos que foram matriculados na escola naquele ano para saber como todos estão se sentindo, o que acham da escola, do professor etc. É muito comum que a criança estranhe algumas coisas e você precisará sentir se ela está se adaptando aos poucos ou não. E o retorno dos pais é essencial. Às vezes a criança não dá sinais sinal em sala, mas dá em casa. É comum ela reclamar no começo para os pais que está achando a lição difícil, ou que não está acompanhando as aulas. O professor precisa investigar se a criança realmente está com dificuldades ou se está só insegura, ainda se adaptando. 

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
3 Comentários

3 Recados:

Bené Franklin disse...

Suas atividades estão cada vez mais ricas em conteúdos. Eu preciso de um modelo de projeto do tipo, arrecadação de brinquedos novos com a comunidade. Um evento chamado cha de brinquedos.Educação Infantil.

Bené Franklin disse...

Preciso de um modelo de projeto. Sobre do tipo arrecadar brinquedos novos para as criança infantil.

Maria Nazaré disse...

REALMENTE TEU BLOG ESTÁ DE PARABÉNS!
MUITO OBRIGADA POR TER ENVIADO AS DICAS PARA ADAPTAÇÃO. ABRIU MEUS HORIZONTES. VOCÊ É DEZ

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados